NOSSA
HISTÓRIA
Sonho coletivo inspirado por Padrinho Sebastião e Padrinho Corrente
Inaugurada no dia 1º de Setembro de 1999, a inspiração de construção da Santa Casa veio do Padrinho Sebastião. Ele deu a ideia de se construir um espaço de atendimento aos doentes que possibilitasse trabalhar com outros conhecimentos sagrados e práticas de cura “do mundo todo” junto com o Santo Daime. Padrinho Sebastião abriu os caminhos, deu essa abertura, e as linhas foram chegando...
Depois da passagem do Padrinho Sebastião, Padrinho Corrente acompanhou tudo de perto, todos os estudos feitos no Céu do Mapiá: mediunidade, Kardecista, instruções de Emanuel, Umbanda, os Doutores Espirituais, terapias naturais. Padrinho Corrente era um curador ainda antes de conhecer o Daime, sempre envolvido no atendimento aos doentes, assim como sua esposa, filhos e filhas.
A família Corrente sempre recebeu os doentes em sua casa ou ia até a casa dos doentes para assisti-los. Assim, foi também com Dona Maria Brilhante, Clara Iura, Maria Alice Freire, Daniel Lopes Bezerra e tantos outros curadores da comunidade.
Em pouco tempo, uma casa para receber e cuidar dos doentes e centralizar os atendimentos tornou-se um sonho comunitário.
A Santa Casa nasceu de sonhos e de milagres!
Uma irmã veio do Japão para receber sua cura no Céu do Mapiá.
De volta ao Japão, anos depois, teve um sonho no qual Mestre Irineu lhe pedia que ajudasse com recursos na construção de uma casa de cura naquela comunidade. A visita do Padrinho Alfredo ao Japão foi a oportunidade de fazer este recurso chegar ao Mapiá. Na mesma época, havia uma casa ociosa na vila e conseguiram com o proprietário a doação. Irmãos e irmãs da comunidade e da irmandade foram se apresentando e tudo fluiu: mão-de-obra mais recursos e a Santa Casa foi erguida!“Nunca vai lhes faltar nada!” dizia a voz no sonho de Clara Iura.
E assim foi: “Milagrosamente vamos caminhando, milagrosamente os irmãos vão chegando.”Em 1 de setembro de 1999, a Santa Casa foi inaugurada.
Padrinho Corrente já havia feito a passagem, mas a casa de cura recebeu o seu nome em homenagem a ele e a toda a família Corrente.
MISSÃO, VISÃO E VALORES DA SANTA CASA DE CURA
MISSÃO
Manter viva a chama da caridade material e espiritual sempre praticada pelo Padrinho Sebastião, o acolhimento o cuidado e a assistência aos que buscam, e preparar pessoas para dar continuidade a esse trabalho.
VISÃO
Acreditamos na força da natureza como recurso essencial de toda cura. Dessa lembrança do que nos faz originais, encontramos a base de partida para estudar as formas de promover o reencontro do Eu com o seu Criador. A experiência de viver na floresta nos trouxe essa expressão legitima, “Ser e não parecer”
VALORES
- Respeito
- Ética
- Responsabilidade
- Comprometimento
- Integridade
- Valorização Profissional
- Justiça
Padrinho Manoel Corrente da Silva
Nasceu no dia dedicado a São Miguel, 29 de setembro de 1910, no município de Correntes, no Piaui. Homem simples e solitário, desde rapazola trabalhou duro, viu acontecerem muitas guerras contra os cangaceiros (grupos de rebeldes sociais que infestavam as caatingas do Nordeste brasileiro no início do século), secas, fomes, etc.
Passou muitos anos trabalhando como tropeiro de burro e depois levando boiadas do interior do sertão para as feiras do litoral.
Em 1942 se alista nos Soldados da Borracha, contigente de trabalhadores nordestinos mobilizados para a produção de borracha, principal item brasileiro no esforço de guerra aliado.
Foi no Acre que veio a conhecer o Mestre Irineu e logo depois Sebastião Mota, de quem foi um dos seguidores. Depois da passagem do padrinho Sebastião, em 1990, se tornou uma espécie de patriarca e conselheiro espiritual das centenas de afilhados que acorriam à sua humilde casa. Suas palavras, sempre amorosas e às vezes rigorosas, tinham o dom de confortar e esclarecer todos aqueles que o procuravam. Fez a passagem cantando seu hino Caboclo Guerreiro aos 86 anos de idade.
QUEM FAZ ACONTECER
Com a reforma do prédio estamos também renovando nossa equipe de trabalho, reunindo antigos companheiros com os novos que vem chegando.